Hoje trago 8 dicas sobre plantas suculentas, lembrando essas informações são especialmente para iniciantes, pois são plantas fáceis de cuidar.
 

1 - É IMPORTANTE OBSERVAR

 


 
Pra você que não sabe o que é uma suculenta: Os botânicos não usam muito esse tipo de classificação porque ela mistura plantas de muito diferente nativas e de muitos lugares, então lembre-se que suculenta é um nome popular que a gente criou para toda planta que tem água no seu corpinho. 
Deu pra perceber que elas não possuem esse nome a toa não é mesmo. Bora pras dicas! Como dica inicial vou falar sobre como é bem importante observar suas plantas suculentas.


Esse é um cuidado fundamental que se deve ter com as plantas suculentas. Se você prestar atenção na sua suculenta, vai perceber que ela vai te falar se está precisando de água ou se está precisando de uma maior exposição ao sol pleno ou meia sombra.


Você vai perceber que as folhas vão ficar diferentes. Então, é fundamental que você observe esses tipos de sinais que sua planta pode dar. E caso você não esteja muito seguro do que fazer, pergunte para alguém com maiores experiências ou que já trabalhe com isso.

 

 

2 - O RECIPIENTE

  

A segunda dica é escolher um recipiente com drenagem para suas plantas suculentas, basicamente qualquer vaso, copo ou qualquer outro recipiente com um buraco no fundo, dessa forma a água pode escorrer e não armazenar água, o que poderia ser fatal e estragar sua plantinha. 


Também é possível plantar em vasos sem furo, mas nesse caso é necessário que você já tenha uma maior experiência ou que você procure em lugares que tenham esse tipo de informação como por exemplo uma pesquisa na internet, para que você possa ter o melhor resultado. Uma ótima dica de vasos são os cachepôs.

 

 3 - USE TERRA ESPECÍFICA


A terceira dica é usar a terra especial para cactos e suculentas pronta para uso, porque esse tipo de planta prefere um solo mais leve do que outras espécies e com boa drenagem, nós já abordamos esse assunto e você pode conferir em nosso último.


A escolha do ambiente é muito importante para sua suculenta crescer saudável. Muitos acreditam que são plantas fracas e frágeis e acabam cultivando esse tipo de planta de maneira errada, pois elas são justamente ao contrário, elas são bastante fortes e resistentes e por isso, normalmente são cultivadas em lugares abertos como varandas e jardins verticais.

 

4 - PLANTAR

 



Coloque um pouco de terra especial para cactos e suculentas pronta para uso na parte inferior do recipiente e em seguida adicione um pouco em volta pelos lados.

Remova delicadamente a planta do recipiente da floricultura e coloque-a em cima da terra. Agora que a planta está instalada basta adicionar mais terra ao redor da raiz. 
Certifique-se de que a plantinha está bem encaixada. Uma boa ideia é deixar um pouco de espaço na parte superior do vaso, assim você vai evitar que caia terra pelos lados quando estiver regando suas plantas suculentas.

 

 

 5 - REGAR 


 

Você pode regar até começar a sair um pouquinho de água do vaso das suas plantas suculentas, mas não deixe nada de excesso dentro do pratinho, e isso é por duas razões: A primeira é porque as plantas suculentas não gostam de terra encharcada e segundo por causa de outras doenças como a dengue.


A melhor regra para regar é permitir que a terra seque entre uma rega e outra e dependendo do clima e época do ano isso pode ser uma vez por semana ou a cada poucas semanas. Caso as folhas das suas plantas suculentas comecem a enrugar é um sinal de que sua plantinha precisa de água.

 

6 - A LUZ NAS SUAS PLANTAS SUCULENTAS
 



Essa dica é sobre a quantidade de luz que a suas plantas suculentas necessitam. Você deve fornecer a suas plantinhas pelo menos de 4 a 6 horas de luz pela manhã. Muitas variedades precisam ser protegidas de calor muito intenso, pois suas folhas podem queimar facilmente. Por outro lado, no inverno, você pode precisar fornecer luz extra quando os dias são mais curtos e a luz não é tão intensa.

 

7 - FIQUE DE OLHOS NOS INSETOS 



Se você perceber algum bicho ou inseto nas suas plantas suculentas, você deve se livrar dele imediatamente. Uma ideia é tirar uma foto ou uma amostra e levar até uma floricultura para que eles possam ajuda-la a identificar com o que você esta lidando, quais são os tipos de suculentas que você possui e como cuidar deles.

8 - TEMPERATURA ADEQUADA
 



A última dica é ficar de olho na temperatura ambiente, a maioria das espécies suculentas não aguentam temperaturas muito baixas, então se você vive em um lugar frio, você vai ter que coloca-la suas plantas suculentas para dentro de casa ou protege-las antes da primeira geada como em jardins verticais na parte de dentro da casa.

 



Caso não tenha sucesso com sua primeira tentativa, não desanime! É muito fácil cuidar de plantas suculentas e você vai aprender cada vez mais com essas plantinhas.

Gostaram desse conteúdo? Então fiquem ligados que em breve vem mais informações para você! 

Confira aqui mais dicas de vasos decorativos para os suas suculenta.