A cozinha é o cômodo favorito da casa para quem cozinha ou para quem ama comer, portanto a decoração da cozinha torna-se uma preocupação mais que fundamental, mas acertar na hora de decorar a cozinha não é só tão necessário por isso, mas sim porque nela passamos grande parte do tempo. Ao receber os amigos a cozinha também pode se tornar acolhedora e se revelar um espaço despojado onde todos podem ter um momento legal enquanto o anfitrião e os convidados fazem as comidinhas para a comemoração.

 

 Isso faz da decoração da cozinha um passo muito importante na hora da decoração da sua casa e pede um cuidado especial. No artigo de hoje, você vai aprender algumas dicas maravilhosas para decorar sua cozinha e deixá-la com a sua cara.

 

O melhor jeito para se decorar a cozinha é sabendo aproveitar com muita perfeição o espaço disponível para que se crie um ambiente prático, funcional e bonito. A cozinha passou a deixar de ser um ambiente usado apenas para as tarefas domésticas, ela adquiriu um  status de ambiente para receber seus amigos e fazer aquele evento especial. Assim como a pratica culinária vem deixando de ter um conceito arcaico de que “só a mulher pilota o fogão” e vem ganhando muito mais espaço para jovens, mulheres, homens e até crianças como podemos ver nos programas de reality shows culinários. A cozinha conectou dois conceitos, o primeiro que é ser um espaço de convivência e de verdadeiras experiências gastronômicas, e o segundo de garantir o conforto e funcionalidade do espaço. Para isso vale investir um tempinho pensando e planejando a sua decoração, independente do seu estilo.

 

A gente sabe que existem milhares de pessoas diferentes e estilos de cozinha diversos, então fica de olho que abaixo você encontrará vários tipos de cozinha para se inspirar, então continue lendo e saiba qual tem mais a ver com a sua:

 

Cozinha pequena ou de apartamento:

 

A gente sabe que você usa a falta de espaço como desculpa na hora de montar uma cozinha planejada, mas você pode sim ter uma cozinha pequena e maravilhosa. Para aumentar a sua sensação de grandeza do espaço, utilize sempre de revestimentos ou tinta clara para suas paredes. Os armários de cozinha também podem ser brancos para ajudar a deixar o espaço mais claro e maior. Invista em armários planejados ou modulados com o tamanho ideal para sua cozinha, também evite móveis como bancadas e banquetas muito grandes e abuse do espaço nas paredes como, por exemplo, para instalação de armários e embutir um forno de micro-ondas.

 

Inspirações:


 

 

 

Cozinha americana:

 

Essa nós podemos chamar de “sonho americano”,  essa é uma das cozinhas mais cobiçadas, se não a mais! Essa cozinha é sinônima de integração e funcionalidade. Com imóveis cada vez menores, é normal abusar da integração de ambientes para aumentar os espaços e a cozinha americana faz isso e muito mais. Geralmente ela se integra com a sala de estar ou de jantar, este tipo de cozinha é ideal para quem quer cozinhar na companhia dos amigos e da família, batendo aquele papo durante a preparação da comida. Uma das maiores vantagens da cozinha americana é aumentar a sensação de amplitude do espaço, a desvantagem fica por conta da necessidade de manter tudo organizado, além de ter que tomar cuidado com a gordura e cheiro dos alimentos invadindo o restante da casa. Uma boa dica é usar os mesmos revestimentos na Cozinha Americana e na sala de estar ou de jantar. Também apostar na integração dos ambientes para ganhar mais espaço em casa deixando os seus utensílios e eletrodomésticos mais bonitos à vista, eles podem servir como uma boa forma de decoração.

Para ganhar mais espaço na cozinha americana é uma boa ideia apostar em armários até o teto, arrumando espaço para guardar todos os utensílios da casa. Usar cores claras e manter o espaço sempre bem iluminado, também vai ajudar a aumentar a sensação de amplitude da cozinha americana.

 

Inspirações:

 

 

 

 

 

Cozinha com ilha central:

 

Com muitas referencias do estilo de cozinha americano dito acima, a cozinha com ilha central. Ela escolhida por pessoas praticas que desejam ter um ambiente moderno e contemporâneo com espaço para se aventurar na cozinha. É preciso pensar na circulação em volta da ilha, assim como na distância em relação ao restante dos móveis. Mas você precisa ter cuidado na hora de escolher sua cozinha com ilha central, como por exemplo, não é recomendável instalar ilhas em apartamentos pequenos, onde geralmente não há espaço suficiente para tal. O tamanho mínimo recomendado para a circulação confortável ao redor é de 0,70m.

Talvez o melhor ponto desse modelo de cozinha seja o aproveitamento do espaço que ela oferece, pois você terá gavetas e armários embutidos que é uma ótima forma para guardar itens de cozinha. Você pode alternar estes compartimentos de várias formas, como por exemplo: os armários de um lado e banquetas de outro para que fique funcional e bonito.

A iluminação é outro ponto importante que deve ser seguido para essa lista de detalhes. Para qualquer função que exercer sobre essa bancada é preciso que tenha luz direta sobre ela. Os pendentes são os mais utilizados nessa parte de decoração e no mercado existem vários modelos e tamanhos. Os materiais devem seguir a mesma linha e estilo que o restante da cozinha. Para quem quer utilizar a ilha central para cocção, é preciso evitar o uso da madeira sobre a bancada, este material não é apropriado para esse tipo de uso. O ideal é revestir com pedra ou aço inoxidável, materiais mais práticos para fazer a limpeza e ideal para cozinhar.

 

Inspirações:

 

 

 

Cozinha integrada com a lavanderia

 

Muito comum em pequenas casas ou apartamentos, a cozinha com lavanderia quase sempre é um problema pela escassez de espaço, mas quem mora em lugares compactos sabe que a melhor solução sempre é se adaptar e transformar em decoração, não é mesmo?

Essa pode ser uma solução, pois apresenta praticidade principalmente pelo fato de que são necessárias adaptações para encanamentos que demandam menos esforços do que ter que construir um novo local. Com isso, cabe encontrar soluções que resolvam bem a questão das ligações elétricas e deságue da máquina de lavar. Um ponto interessante que pode funcionar muito bem para quem tem essa necessidade, é o de criar adaptações a partir de projetos de cozinhas planejadas. Não se preocupe que abaixo você vai se inspirar com cozinhas integradas com lavanderia lindas e práticas.

 

Inspirações:

 
 
 
 

Algumas dicas que funcionam para todas as cozinhas:

 

Azulejos e Pastilhas:

 

Os famosos painéis e mosaicos feitos com azulejos portugueses ou as pastilhas são ótimas opções para decorar a cozinha e oferecer um charme especial a este espaço. Para quem quer gastar pouco e não esquentar a cabeça com reforma poderá optar pelos adesivos com estampas de azulejo. Eles são fáceis de aplicar, não fazem aquela sujeirada além de custar muito menos que qualquer revestimento cerâmico!

 

Blackboard

 

O blackboard, conhecido como quadro negro mostra que a ideia do quadro negro não está restrita a quartos e escritórios, e pode casar muito bem na cozinha. Além de ser um lugar onde você pode escrever coisas que precisam ser compradas e substituídas, divisões de tarefas ou até mesmo receitas que você vai usar, o que é bastante prático, também traz uma decoração moderna e divertida para a cozinha.

 

 

 

Prateleiras:

 

Além de serem muito úteis no nosso cotidiano, as prateleiras trazem um ar mais organizado na decoração da cozinha. Você pode usá-las tanto como suporte de objetos decorativos, quanto para armazenar os objetos e temperos que você utiliza na cozinha. Você também pode, por exemplo, instalar uma prateleira próxima ao fogão e deixar as especiarias neste espaço, assim, você terá tudo à mão enquanto estiver cozinhando e sua cozinha ganhará um toque especial.

 

 

 

Recicláveis e reutilizáveis

 

Uma cozinha bonita e bem decorada não é sinônimo de tudo novo. Verifique os estados nos armários e dê a eles uma boa pintura. Além disso, os azulejos antigos também podem ser pintados de forma a trazer um novo visual à cozinha sem precisar fazer uma grande reforma e nem investir muito. Analise o espaço, use a criatividade e reutilize. Você também pode usar latas e pets como decoração e deixar a sua casa com uma pegada mais sustentável e ajudar o meio ambiente!

 

 

Iluminação

 

Uma boa iluminação é ideal para ambientes onde passamos mais tempo e fazemos coisas que demandam atenção e um dos grandes segredos de uma cozinha bonita é sua iluminação. A luz direta pode favorecer os cantos menos iluminados, como as bancadas e a pia, enquanto alguns pendentes de luz podem ficar nas divisórias, trazendo atenção especial para os itens de decoração ou para a bancada com banquinhos. A decoração da cozinha pode ganhar uma cara totalmente nova e criativa com alguns detalhes que fazem toda a diferença.

 

 

Pesquise sobre os materiais

 

Quando falamos em decoração, é muito importante sabermos sobre os melhores materiais que vamos usar em cada cômodo, especialmente no caso de ambientes como cozinha, que possuem restrições se comparadas aos quartos, por exemplo. Lembre-se de escolher materiais que possam molhar e que não absorvam muito calor, que não sejam inflamáveis e que nem muito difíceis de limpar.

 

 

Não tenha medo de inovar

 

Muitas vezes ficamos com medo de investir em uma decoração de cozinha mais ousada, então se esqueça das regras pré-estabelecidas de o que pode e não pode ser usado na cozinha. Hoje em dia você encontra cada vez mais decorações diferentes, criativas e inusitadas, de pisos diferentes a armários com cores fortes.

 

 

 

Adapte a decoração à sua rotina

 

Se você é uma pessoa engajada que gosta de receber convidados em casa, cozinhar durante a semana e passa muito tempo na cozinha, toda a sua decoração precisa ser prática: materiais e revestimentos que não sujem fácil e sejam fáceis de limpar, ideias que tornem a organização da sua cozinha mais simples e que não compliquem muito a sua rotina.

 

 

Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos e continue acompanhando o blog que vêm muitas dicas por aí!