No mundo atual, a rotina cada vez mais corrida faz com que todos nós busquemos formas de agilizar tarefas que fazem parte do nosso cotidiano.
 
Se existe uma tarefa que é considerada ingrata dentro da rotina de uma casa, essa tarefa é a de lavar e secar louças. Dificilmente encontraremos alguém que diga que goste deste serviço.
 
Aqui no Brasil as máquinas de lavar e secar louça ainda não são muitos populares, por isso a grande maioria das pessoas cumpre esta função no modo tradicional, lavando todas as louças nas mãos. Dentro deste cenário, um utensílio doméstico que auxilia muito nesta hora é o de escorredor de pratos.
 
Este utensílio, além de economizar o tempo de secagem, ainda evita o acúmulo de bactérias, muito comum em panos de prato utilizados com frequência e que são armazenados ainda úmidos.
 
Mas você sabia que existem diversos modelos de escorredor de pratos disponíveis no mercado? Vamos mostrar alguns destes modelos para que você possa escolher aquele que melhor atende a sua necessidade.
 
Antes disso, vamos falar um pouco das características desta utilidade doméstica tão importante dentro da nossa cozinha.
 
 

Capacidade do escorredor 

 

Importante fator na hora de escolher o seu escorredor de pratos ideal, é a capacidade deste utensílio que pode variar de acordo com o tamanho da sua casa e dos hábitos familiares. 
 
Se sua cozinha é apertada e com uma pia pequena, não vale a pena comprar um escorredor de pratos com grande capacidade, pois o seu tamanho irá acabar com o espaço útil da sua bancada. Se sua família é grande e muita louça é utilizada diariamente, um escorredor pequeno não dará vazão à sua necessidade.
 
Mas não há motivo para se preocupar, para cada tipo de casa e de família, há um escorredor de prato certo.
 
 

Escorredores de parede

 

Os escorredores de parede economizam o espaço da sua pia. São ideais para cozinhas mais apertadas, pois são suspensos, presos a parede, mas precisam de alguns cuidados especiais no momento da instalação.
 
Por ser uma área com muito encanamento é preciso ter cuidado na hora de fazer os furos para a instalação deste tipo de escorredor. Um cálculo errado e o prejuízo pode ser grande.
 
Outro fator que deve ser levado em consideração é o tamanho do parafuso usado. Para escorredores de prato grandes, que receberão muitas louças, o ideal são parafusos maiores. 
 
Independente do tamanho do seu escorredor, não utilize pregos para fazer a fixação do seu utensílio. Eles não garantirão a segurança necessária para manter o seu escorredor bem fixado.
 
 
 

Escorredores de pia

 

Modelos considerados mais tradicionais, os escorredores de prato de pia são recomendados para cozinhas maiores, para não afetar o espaço utilizado nas bancadas.
 
Eles possuem a vantagem de não precisar de instalação e nem de furos na parede. Dentro desta categoria existem diversos tipos de escorredores como:
 
  • Escorredores de pratos simples
 
 
Menores, servem somente para pratos, não contemplando outros utensílios de cozinha. Se o espaço disponível em sua bancada é pequeno ou se possui pouca louça, esse pode ser o ideal para você.
 
  • Escorredores de prato completos
São escorredores de prato maiores e em muitos casos com dois níveis de altura. Estes escorredores são completos, pois além de pratos também possuem lugares especiais para talheres e copos.
 
Se você possui espaço em sua cozinha este modelo é muito recomendado, pois otimiza ao máximo o tempo de lavagem da louça, uma vez que nada precisa ser seco e todo tipo de louça tem o seu lugar certo.
 
 
Materiais utilizados

 

Com novas tecnologias, cada vez mais materiais estão sendo utilizados nos utensílios domésticos e principalmente na cozinha.
 
Os dois modelos mais tradicionais e mais encontrados no mercado de escorredor de pratos são os feitos em aço inox e os que são feitos de material plástico.
 
Os de aço inox são bem resistentes e por serem feitos de um material que não enferruja, tem uma ótima durabilidade.
 
Os escorredores de prato feitos de plástico possuem uma vantagem estética com relação aos de aço inox: Eles podem vir com diversas cores, o que pra você que prefere um estilo mais fashion na sua cozinha, pode ser o ideal.
 
Em contrapartida, tendem ser mais frágeis e por isso é preciso ter cuidado com a quantidade de louça que será armazenada sobre ele.
 
Outra opção que une o melhor dos dois mundos é o escorredor de pratos emborrachado.
 
Por dentro ele é feito de metal, mas é totalmente revestido por uma borracha, que pode ser de diversas cores, trazendo a resistência do metal associada à variedade de cores e decoração que são possíveis pelo uso da cobertura de borracha.
 
Há ainda uma nova alternativa, que vem sendo utilizada de forma recente nas cozinhas aqui do Brasil, que são os utensílios de cozinha feitos à base de bambu. 
 
 
 
 
Por ser uma região da casa que é bastante úmida e por essa razão facilitar o surgimento e proliferação de bactérias, a utilização de materiais que possuem fácil higienização pode ser muito importante.
 
O bambu possui em sua composição fibras com um agente orgânico que impede a proliferação de bactérias. Como o escorredor de pratos é um utensílio que passa a maior parte do tempo úmido, pois as louças saem diretamente da torneira para ele, ter um material com um poder de baixa absorção de água e com um bactericida natural pode ser uma opção interessante na sua cozinha.
 
Por serem feitos de um material natural, também trazem um charme se a sua cozinha tiver uma decoração com pegada mais rústica.
 
 
Conclusão

 

No mercado de itens para a sua casa, as opções são infinitas e cada vez mais esta indústria pensa e desenvolve utensílios que alia beleza, praticidade e sustentabilidade.
 
Talvez em nossa rotina corrida, não percebamos que pequenas atitudes podem trazer grandes benefícios.
 
Ao utilizar o escorredor de pratos, por exemplo, você ganha tempo, pois a tarefa de secar e guardar a louça passa a ser feita de forma natural, pela própria evaporação da água.
 
Desta forma, não é necessário perder minutos preciosos do seu dia passando pano de prato em cada louça lavada. Pesquisas indicam também que esta é a decisão mais acertada quando falamos sobre saúde e higiene dentro da cozinha.
 
Lembrando que quando você seca a sua louça de maneira natural, sem a utilização de uma máquina de lavar e secar louças, por exemplo, você economiza energia, o que faz bem tanto para o seu bolso como para a natureza.
 
Não importa o tamanho da sua cozinha e o estilo que você escolheu para ela. Certamente há um modelo de escorredor de prato do tamanho certo e do design ideal para o seu ambiente.
 
Ainda ficou com alguma dúvida? Então nos deixe ajudar você a escolher um modelo. Clique aqui e confira várias opções de escorredores de prato com valores bem acessíveis.
 
 
Gostou das dicas? Então compartilhe com os amigos e continue acompanhando o blog que vêm muitas dicas por aí!